Airsoft mistura estatégia e esporte de simulação militar
Site Seguro
Imagem do autor
08/10/2016 12:57:41
Por Murilo Muller

Saiba tudo sobre o Airsoft

Já ajudou 108 pessoas

 

Airsoft é uma modalidade esportiva moderna de simulação militar que permite aos jogadores competirem individualmente ou em equipes em uma versão segura de combate. O jogo consiste em uma atividade desportiva de cunho recreativo, onde os competidores munidos de armas apropriadas disparam pequenas esferas de plástico 6mm visando atingir seu oponente.

Apesar de parecerem reais e passarem essa impressão aos usuários, as armas de Airsoft são inofensivas quando usadas com responsabilidade, podendo deixar em alguns casos pequenos hematomas, mas nada que tire o prazer de competir. A não ser, claro, no caso dos olhos que obrigatoriamente têm que estar protegidos por óculos de proteção adequado para airsoft.

 

O Airsoft se originou no Japão, se espalhou para o Reino Unido no final de 1980. Desde meados da década de 1980 as armas de airsoft foram adaptadas com uma aplicação meramente recreativa em mente, e hoje em muitos paises o esporte é apreciado por todas as idades, apesar de no Brasil só ser possível adquirir uma airsoft com mais de 18 anos. Armas de airsoft são produzidas globalmente, com a maioria sendo fabricadas na Ásia. Muitas forças policiais tanto nos EUA como no resto do mundo já usam Airsoft para exercícios de treinamento de força contra força (force on force), é um método excelente, pois nos treinamentos em alvos não existe resistencia do opositor, o que pode deixar o exercício de treinamento sem testar a parte principal, que é o comportamento em combate.

O Airsoft está se tornando cada vez mais popular, não apenas para recreação, mas também para treinamentos militares e de políciais. São vários os fatores que fazem com que essas forças optem pelo uso do airsoft, os principais quesitos são: economia, segurança e uma experiência perto do real.

Pra quem gosta de praticar um esporte que oferece elevados níveis de tensão e adrenalina, o Airsoft tem os ingredientes necessários para satisfazer qualquer um.

 

Por simular situações de combate, o jogo envolve muitas vezes o uso de táticas militares comuns para que os participantes possam alcançar os objetivos definidos em cada jogo. Os jogadores costumam usar diferentes tipos de armas de airsoft como pistolas, escopetas, rifles de assalto, rifles de precisão (sniper), metralhadoras e sub metralhadoras. O esporte é altamente exigente e competitivo, e por ser disciplinador, recebe cada vez mais adeptos que curtem organizações policiais e forças armadas.

Os jogadores de airsoft organizam missões que podem ser em ambientes fechados ou ao ar livre, que vão desde conflitos de curto prazo em cenários organizados, até grandes simulações militares ou reconstituições históricas. Algumas já são famosas em cenário nacional e costuma reunir mais de 200 operadores de airsoft, como a Operação Fenix em Curitiba - PR e Operação Minotaurus em Minas do Camaquã – RS.

Para quem não conhece o airsoft, as armas podem ser confundidas com as armas usadas em paintball, contudo, existem notórias diferenças e inclusive muitas vantagens do airsoft sobre o paintball. Os tiros de Airsoft são mais seguros pelo fato da munição ser menor e gerar menos energia no momento do impacto, causando um dano menor aos jogadores, as armas de airsoft não exigem que o jogador carregue acoplado ao colete ou mochila cilindros de gás, além de serem identicas as armas reais, o que proporciona um realismo excelente ao airsoft.

Quanto ao fato de o airsoft não marcar com tinta como o paintball, o airsoft usa o sistema de honra que implica ao jogador atingido acusar que tomou o tiro, ou seja, é um esporte para pessoas honestas, e caso o jogador for desonesto mesmo no paintball poderá não se acusar morto, haja visto que após alguns tiros a roupa toda fica suja de tinta e ai já não tem mais como saber de quando foi a marca.

O poder de uma arma de airsoft é verificado através de um cronógrafo e geralmente é medido em FPS (pés por segundo). Na Califórnia um limite comum para CQB é de 350fps com .20g. Na Irlanda, Itália e Japão, o limite de energia para armas de Airsoft é um joule, independentemente do tipo de jogo. O fps padrão utilizado pela maioria das equipes no Brasil usando bolinhas .20g (embora em alguns lugares possa variar) é de 400fps para armas de assalto, 450 fps para armas de DMR (disparam somente em semi automático), e 500fps para snipers ferrolhadas (mola), porque um sniper precisa de mais distância para reduzir o perigo de ser atingido, além de que armas fortes necessitam de operadores serios e que saibam o risco de se disparar à queima-roupa por um arma tão poderosa, normalmente um sniper usa uma pistola de suporte para quando necessita fazer tiros curtos, ou um spoter para dar apoio.

Com o impacto, a dor que um tiro de airsoft causa está diretamente relacionada com a energia cinética que ele tem. Esta energia é calculada pela fórmula E (energia) = (m (massa) x V² (velocidade))/2.

Como um valor de referência, uma esfera de 0,20g viajando a 100 m/s (330 pés/s), tem um joule de energia cinética.

Vamos a conta:

Fórmula: E (energia) = (m (massa) x V² (velocidade))/2

Considerando uma massa de .20g, viajando a 330 fps.

 

E = (0,0002 kg x (100m/s x 100m/s)) /2 = 1 Joule

 

Frequentemente vejo jogadores perguntando, se o limite é 400fps porque não pode ser com com munições .28g? Vamos novamente a conta:

 

E = (0,00028 kg x (100m/s x 100m/s)) /2 = 1,4 Joule

 

Ou seja, quanto maior o peso, se mantermos a velocidade, maior a energia de impacto e maior a dor, sendo assim, não adianta aumentar o peso da bolinha para manter o fps, gaste seu dinheiro com upgrades para aumentar o alcance e precisão da sua arma (hop up e cano), ou então com cursos para aprender a jogar, e não com itens pra deixar sua arma com super fps, pois isto não resolve nada, pelo contrário, imagens como estas abaixo, só denigrem o esporte e afugentam quem tem, ou tinha, alguma curiosidade de entrar no esporte.

O alcance máximo eficaz de armas de airsoft é em torno de 100 m, isso com um rifle sniper altamente atualizado. A maioria das armas de airsoft usadas tem um alcance efetivo de cerca de 40-60 metros, dependendo da pretenção da arma.

Muitos fabricantes e equipes sugerem tratar uma arma de airsoft como uma arma de verdade em todos os momentos. Isso irá ajudar a aliviar problemas de segurança, resultado de uma falha de equipamento, falha de operação ou uma arma de airsoft ser confundida com uma arma de fogo real. No Brasil é obrigatório o uso de ponta de laranja no cano da arma de airsoft para fins de segurança e de diferencia-la de uma arma real.

Deixe seu comentário pelo facebook: