Armas de Paintball para o jogo de Airsoft
Site Seguro
Imagem do autor
20/06/2016 17:38:22
Por Murilo Muller

Airsoft ou Paintball | Conheça as diferenças

Já ajudou 168 pessoas

Airsoft X Paintball: Quais suas diferenças?

Onde você joga Paintball? Esta é uma das perguntas que muitas pessoas fazem quando faço a postagem de fotos nas redes sociais. Aos leigos na questão existem muitas diferenças entre ambos os esportes Airsoft e Paintball.

O Airsoft (ou Softair) é um jogo desportivo onde os vários jogadores participam de simulações militares ou de uma mera recreação com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não letais. Considerado como esporte aos amantes, foi criado no Japão entre 1970 e 1980, quando algumas empresas começaram a criar imitações de armas disparando balas de plástico, para atender uma demanda por armas de fogo. Estes “simulacros” foram utilizados por colecionadores e algumas indústrias cinematográficas, que ao passar do tempo perceberam que as batalhas poderiam ser feitas com essas réplicas. Hoje em dia o Airsoft cresce cada vez mais no Brasil, no entanto não é tão conhecido quanto o Paintball, mas nos países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Filipinas, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega, vai muito mais além de um esporte.

Armas Paintball

O Paintball do inglês (Paint = tinta e Ball = bola), já considerado um esporte, onde as munições são bolas de tintas coloridas, disparadas pelo marcador (nome dado a arma de Paintball) tendo com si um cilindro de gás para o disparto das bolinhas, totalmente diferente do Airsoft. O Paintball surgiu nos meados dos anos 60 quando um cara chamado Charles Nelson criou uma espécie de pistola bem estranha com intenção de ser utilizada pelos guardas florestais para fazerem marcação nas arvores a serem derrubadas. No final de 1987, surgiu a ideia de trazer para o Brasil, onde no primeiro game os marcadores eram do 1º lote de Busterballs, e eram super pesados, as máscaras foram improvisadas sendo utilizado capacetes de motocross com lentes diferenciadas para aguentar o impacto das bolinhas.

Armas Paintball

Ambos esportes são de muita ação, adrenalina e união, algumas diferenças podem ser percebidas pela questão de:

- uniformes utilizados, pois no Airsoft na maioria das vezes são uniformes militares reais, contendo vários tipos de camuflagens, Woodland, MultiCam, ACU, A-TACS FG,  A-TACS AU, MARPAT Desert, Digital Urban, que são os mais utilizados. Já no paintball além das camuflagens, existem roupas apropriadas, para que há facilidade na hora de lavar, sendo fácil a saída da tinta na roupa especifica.

Armas Paintball Armas Paintball

- acessórios acoplados nas armas, lunetas, reddots, grips, lanternas, raramente são vistas em marcadores de paintball.

- Os armamentos do airsoft é uma réplica fiel das armas utilizadas pelas Forças Armadas e Organizações Policiais em todo o mundo. Com peso aproximado ao modelo original; dispara projéteis esféricos de PVC de 6 mm de diâmetro, não contendo nenhuma marcação quando chocada ao alvo. Existem três tipos de funcionalidade das armas de airsoft, as spring, elétricas e a gás. No paintball o marcador tem muito pouco em comum com uma arma real de fogo, pelo fato de ter um compartimento onde ficam armazenadas as bolinhas de tinta que é movida a CO2 ou Ar Comprimido, no qual dispara a bolinhas marcando o seu oponente com tinta.

Armas Paintball Armas Paintball

“Missões”, “operações” ou simplesmente “jogo” no airsoft podem ser de meio turno, um dia ou até mesmo mais de 72 horas, onde os jogadores acampam e comem no local. Esses “games” podem ser praticados em vários ambientes, como mata, urbano ou misto de diferentes formas.

O “mata-mata” onde você atira no time adversário tentando eliminar todos da equipe, os pontos são baseados na política de honra, e um sistema de pontos deve ser criado. Geralmente, após o tiro recebido, o jogador sai, aguardando o inicio de uma nova partida, às vezes, é possível voltar à "vida" por meio de um médico, sendo assim o time que matar todos os membros da outra equipe ganha a partida, método esse mais usado no paintball, sendo realizado em poucas horas de game.

Em um jogo baseado em objetivos, o mais famoso é a busca por uma bandeira, onde cada time tem que defender ou atacar a tal, ou ainda preparar uma emboscada, possibilidades são infinitas, tornado assim um jogo pouco mais dinâmico.

MilSim essa é a forma de game mais utilizado no airsoft, é uma abreviatura em inglês para simulação militar. Os lados dos jogadores são escolhidos por uniforme ou até mesmo separados por fitas adesivas, os jogos são movidos por uma história criada ou baseada em fatos que já se passaram pelo mundo. Essas partidas podem ter mais de 100 operadores e durar vários dias e noites, onde pode se ter médicos, químicos, aldeões, mercenários, bandidos, bombas, reféns, zumbis entre muitas outras coisas que vão da imaginação dos criadores da operação.

As duas modalidades são aprovadas e regulamentadas pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados e são fiscalizadas pelo Exército Brasileiro. Para adquirir equipamentos elétricos ou a mola o comprador deve apenas ser maior de 18 anos, na aquisição de armas a gás, necessita-se obrigatoriamente possuir o CR (certificado de Registro), ainda é necessário que a ponta de cada réplica seja pintada de vermelho ou laranja vivo e sempre estar carregando consigo a nota fiscal, normas que devem ser cumpridas. No Brasil ainda não é tão rígido em comparação a outros países, onde 70% da arma além da ponta devem conter o grip e a coronha pintada também.

Armas Paintball

O custo da brincadeira de “arminha de bolinha” não é muito baixo, as armas de ambos esportes podem variar de R$500,00 e chegar até R$6.000,00. Mas posso garantir que cada investimento feito é uma prova que isso retorna a você, pois a diversão e a amizade que se cria nos esportes não tem valor que pague!

Armas Paintball

Armas Paintball

Armas Paintball

Deixe seu comentário pelo facebook: