O que é CQB ou Close Quarters Battle?
Site Seguro
Imagem do autor
10/03/2016 13:41:25
Por Murilo Muller

O que é CQB ou Close Quarters Battle?

Já ajudou 121 pessoas

 

Primeiro, um pouco sobre mim, não sou de nenhuma força especial ou policial, não tenho treinamento com nenhuma grande instituição de treinamentos táticos, sou um mero jogador de airsoft, o esporte é minha diversão, onde faço amizades, mas levo o esporte a serio, gosto de táticas, faço treinamentos voltados ao airsoft sempre que posso, e vou tentar passar algo que aprendi a você que também tem interesse.

O que vou passar agora não é a verdade absoluta, e acredite, o CQB(Close Quarters Battle) não é uma exata, não existe uma fórmula para funcionar, e após aprender um pouco da técnica, o que vai fazer diferença é a prática, muuuuita prática. Aproveite o que achar útil, o que for inútil jogue fora, adicione suas perguntas ou comentários.

Primeiro a definição, CQB (Close Quarters Battle) é combate em ambientes confinados, é um jogo rápido, pela proximidade, os tiros doem, a adrenalina vai ao máximo!! Avance!! Ou morra!!

cqb 

O CQB (Close Quarters Battle) é utilizando em ambientes como : Prédios,casas,quartos,apartamentos,ruas e becos.

Na técnica americana de Close Quarters Battle aprendemos duas formas de entrada no ambiente, a furtiva e a dinâmica, a entrada dinâmica é baseada na entrada com muita confusão, granadas de efeito moral e flashs, usadas para atordoar o inimigo, a furtiva consiste na entrada em silencio, na ação rápida e letal, onde creio que seja mais utilizada no airsoft, já que não dispomos de tantas opções de granadas no airsoft o que torna o CQB ainda mais importante.

A primeira coisa que um operador de airsoft deve saber é que no CQB a entrada deve ser rápida, a escolha do lado de entrada não deve ser pré definida, o primeiro operador escolhe um lado, o segundo operador fará a varredura no lado oposto, e assim por diante, cada operador em sua vez, deverá cobrir uma parte do ambiente.

Por que entrar rápidamente quando jogando CQB? E quando falo rapidamente quero dizer os operadores praticamente ao mesmo tempo, o agressor não tem como atirar em alvos simultâneos, e mesmo que o primeiro operador seja atingido, os próximos operadores possivelmente, e quando bem treinados, neutralizarão a ameaça e tudo isso é graças a essa especialização em CQB que permitirá sua equipe sempre sair vitoriosa do campo de batalha.

Não podemos deixar de falar do "funil fatal" que é referido como a área de dentro da porta, que você deve ter clareza de passar o mais rápido possível!! Ficar parado em uma porta, facilita a vida de seu oponente, e dificulta a entrada de seus companheiros que vem atras, além do mais, ao passar pela porta é possÍvel encontrar estruturas para se abrigar, lembrando, que no airsoft, podemos usar inúmeras estruturas para se proteger, que na vida real não poderíamos, como janelas de vidro, sofás, mesas, etc.

 

Depois de fazer sua entrada, lembre-se de varrer os cantos em direção ao fundo, não esqueça de olhar atrás de portas e outros obstaculos, o inimigo pode estar em qualquer lugar, inclusive em estruturas no teto. Seu principal objetivo é pressioná-lo para o fundo da sala. Enquanto você está a procura de inimigos, não esqueça do controle de cano. A imagem abaixo demonstra como deve ser feita a varredura no comodo.

 

Falaremos um pouco agora de como se portar em um jogo de CQB. A postura no CQB deve ser ofensiva, o que tornará o tempo de reação do inimigo diminuído, como é uma atividade que depende de grupos, deve-se tomar muito cuidado para o operador que vai na ponta não andar muito rápido e deixar os companheiros para trás, deve-se andar em passos curtos e velocidade constante para que os companheiros possam acompanha-lo.

Um pequeno detalhe mas não menos importante, a utilização de bonés ou chapéus no CQB não deve ser feita, caso seja optado por usar boné, a aba do mesmo sugere-se estar voltada para trás, pois em uma tomada de angulo a aba do boné pode delatar sua posição, como na foto abaixo.

 

A meu ver um dos ítens mais importantes do CQB, chama-se “área de responsabilidade”, pois se faz necessário muita confiança no companheiro, e é claro, muito treinamento até ter uma equipe com sinergia.

Em um jogo de CQB ao entrar em um cômodo, cada operador deverá assumir uma área de responsabilidade, se o ponta foi pra esquerda, o segundo deverá entrar para a direita e assim por diante, fechando todos os cantos do comodo, o vídeo abaixo ilustra um pouco sobre área de responsabilidade, é um video apresentado no canal History Channel, sobre a SWAT, é em inglês, mas mesmo pra quem não estudou o idioma dá pra entender bem a mensagem.

Finalizo o artigo dizendo a você meu amigo operador, que para ter um bom desempenho em CQB é preciso treinar muito, e se possível treinar sempre com uma mesma equipe de operadores, pois é uma atividade que depende de grupos e adestramento contante. Deixo aqui pra quem se interessar em aprender de verdade o contato de uma empresa que já passei por quase todos os treinamentos que eles oferecem para airsoft, a Special Combat é a unica empresa que oferece treinamentos voltados exclusivamente para o airsoft! Super parceira da nossa loja e assino em baixo os treinamentos deles, para saber mais acesse www.specialcombat.com.br

 

Deixe seu comentário pelo facebook: