Rate Of Fire (Taxa de disparo) - Descubra tudo sobre ROF!
Site Seguro
Imagem do autor
25/02/2016 14:31:21
Por Murilo Muller

Rate Of Fire (Taxa de disparo) - Descubra tudo sobre ROF!

Já ajudou 197 pessoas

 

O ROF (rate of fire), traduzindo para o português, taxa de disparo, é a quantidade de bbs disparadas de sua arma por segundo ou por minuto em automático. Algumas pessoas gostam de ter um rate of fire muito elevado, se você não sabe o que é isso, você vai aprender hoje!

Há muitas maneiras de aumentar a sua taxa de disparo, e também maneiras de diminuí-la. Hoje vamos estar falando de ambos.

A primeira coisa que temos que entender é sobre relação de engrenagens. Alguma vez você já se perguntou o que são esses números antes das engrenagens, (18:1, 13:1...), ou o que alguém quer dizer quando dizem "relação"?  Você vai aprender.

A proporção em frente das engrenagens tem sempre um "1", depois do número maior. Este "1" representa uma volta da engrenagem SECTOR (a engrenagem que puxa o pistão). O número na frente do "1" representa quantas voltas a engrenagem do motor tem que dar para concluir uma volta da engrenagem SECTOR.

A relação usual em armas elétricas é de 18:1, ou seja, o motor tem que dar 18 voltas para que a engrenagem puxe o pistão apenas uma vez. Isto é conhecido como "relação de estoque". Naturalmente, quanto menor for a relação da engrenagem, mais rápida será a resposta e o rate of fire, como exemplo uma engrenagem 13:1 vai ter um rate of fire maior que a 18:1, correto? Bem, não exatamente.

 

Para que servem as engrenagens de baixa relação se o seu motor demora para puxá-las? Existem três tipos de motores: alta velocidade, torque elevado, e equilibrado. Vamos esquecer equilibrado por enquanto, é simplesmente o motor original que vem na arma.

Alta Velocidade (High Speed): Estes motores têm um alto RPM, ou rotações por minuto, mas não muito torque. Estes motores rodam mais rápido do que os motores de alto torque, mas não pode transportar muita carga. Por essa razão, lembre-se, pensando em ter uma arma com rate of fire alto, o fps deverá ser baixo.

Alto Torque (High Torque): Estes motores têm menos RPM do que os motores de alta velocidade, mas eles podem levar muito mais carga, por causa disto, estes motores normalmente são indicados pra quem quer ter uma arma forte, normalmente DMR. Portanto, agora que sabemos sobre motores e engrenagens, o que mais podemos fazer para aumentar nosso rate of fire?

Vamos dar uma olhada no nosso pistão! você pode descobrir se você tem um conjunto de pistão adequado para uma arma "high speed" ou não. Em geral você deve ter um pistão de peso aliviado, de modo que ele pode dar um ciclo tão rápido quanto o necessário. Existem várias maneiras de fazer isto. A primeira, para aqueles que são mais cuidadosos sobre o que colocar na gearbox, é procurar a mais leve cabeça de pistão e pistão de um bom fabricante e simplesmente comprar. A segunda maneira, para aqueles que estão um pouco mais aventureiros, é comprar um pistão "Swiss cheesed", que é nada mais que um pistão com suas laterais furadas para alívio de peso. Alguns aventureiros até se arriscam a furar seus pistões originais na tentativa de aliviar peso, mas isso não recomendo.

A próxima coisa a se preocupar é o seu sistema elétrico. Para alta velocidade é necessário uma bateria com boa descarga, pois baterias de baixa descarga dão uma resposta lenta de gatilho, isso não é o que voce está procurando. O correto pra uma arma "high speed" é uma bateria de LiPo de alta descarga, 11.1V 40 a 45C. Contudo, uma bateria de alta descarga queima facilmente os contatos elétricos de gatilho, portanto, recomenda-se o uso de um MOSFET ou gatilho eletrônico (algumas armas já vem com isto).

Última coisa mas não menos importante na gearbox é a mola. Você pode pensar que quer uma mola fraca pra este tipo de arma, contudo, alguns pontos devem ser observados. Se a sua mola é muito mole porém longa, pode ocorrer de as engrenagens girarem mais rápido do que o pistão, isso geralmente termina em uma de duas maneiras: Se você tiver um pistão com dentes de aço a arma pode quebrar engrenagem, ou travar e voce terá que abrir para fazer o ajuste, se seu pistão é de plástico bem provável que vá roçar os dentes do pistão. Há duas maneiras para evitar isso: A forma mais recomendada é uma mola mais dura, tal como um M120, e de curso contínuo, ou remover dentes da engrenagem sector (menos indicado) para reduzir o seu FPS para níveis confiáveis.

A última parte de uma compilação de alto rate of fire é o magazine. Devido a alta cadência, voce precisará de uma rápida alimentação de bbs, coisa que um highcap não lhe proporcionará, até proporciona, mas você não pode parar de dar corda nunca, e isso é inviável. Se seu magazine não pode alimentar o suficiente, você não será capaz de atirar, você vai precisar de midcaps, a menos que queira usar uma mão para ficar constantemente enrolando a mola do magazine. Existem vários midcaps que alimentam bem, segue alguns magazines.

Esperamos que o artigo a pesar de simples tenha ajudado e deixamos um vídeo de arma high speed para você ter a sensação do que é uma arma desta atirando.

 

 

Deixe seu comentário pelo facebook: